Introdução
Como a sua empresa atua em relação à inclusão de pessoas com deficiência? Nós queremos saber e vamos te ajudar. Essa é uma preocupação importante, já que a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho não é apenas para que a empresa esteja de acordo com a legislação vigente, mas também para que possa aproveitar devidamente os conhecimentos do profissional que possui deficiência.
Sem contar que, cada vez mais, o consumidor está atento a temas como inclusão de pessoas com deficiência. Muitos já avaliam isso antes de se tornarem clientes de uma empresa.

Independente do objetivo, é necessário que a empresa faça todas as adequações necessárias para proporcionar uma inclusão verdadeira de pessoas com deficiência. Veja quais são elas.
Como está o mercado de trabalho para pessoas com deficiência?
Segundo o IBGE, existem 18,6 milhões de brasileiros com 2 anos ou mais que possuem algum tipo de deficiência. Desse total, apenas 545.940 pessoas com deficiência estão inseridas no mercado de trabalho.
Segundo o IBGE, existem 18,6 milhões de brasileiros com 2 anos ou mais que possuem algum tipo de deficiência. Desse total, apenas 545.940 pessoas com deficiência estão inseridas no mercado de trabalho. Esse dado evidencia o descompasso na inclusão dessas pessoas, que, mesmo com a legislação exigindo sua contratação, ainda enfrentam obstáculos para que essa norma seja plenamente cumprida.
O desafio começa já na fase educacional, considerando que a taxa de analfabetismo entre pessoas com deficiência é quase cinco vezes maior, o que impacta diretamente suas oportunidades profissionais no futuro. Além disso, segundo levantamento do eSocial, a média salarial também é inferior: R$ 1.411,77 para mulheres e R$ 1.637,50 para homens com deficiência.
Como é a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho?
No Brasil, segundo a Lei nº 8.213, também conhecida como Lei de Cotas, determina que empresas com mais de 100 colaboradores devem, obrigatoriamente, contratar pessoas com deficiência. A proporção de contratações de pessoa com deficiência deve seguir as seguintes diretrizes:
- 2% para empresas com 100 a 200 funcionários.
- 3% para empresas com 201 a 500 funcionários.
- 4% para empresas com 501 a 1000 funcionários.
- 5% para empresas com 1001 ou mais funcionários.

Maria Rocha
Especialista em Acessibilidade, ICOM